Você sabe as causas de uma dermatite?
A dermatite é uma condição em que a pele fica inflamada, com coceira e irritada. Existem muitas causas potenciais, incluindo alergias, hereditariedade, infecções, distúrbios alimentares e muito mais. É de suma importância consultar um dermatologista para determinar a causa específica e o tratamento adequado para a dermatite.
Predisposição hereditária:
As alergias cutâneas são bem comuns e precisam de um monitoramento. Em alguns casos a alergia pode ser hereditária e algumas raça são propensas a alergias. Em alguns casos podem até desenvolver dermatite atópica.
Alergia alimentar:
Nas alergias alimentares podemos identificar após o consumo do alimento. Além da aparição de coceiras e irritações cutâneas, também ocorre quadros gastrointestinais, como por exemplo: vômito e diarreia.
Alergias por produtos químicos:
Alguns animais são sensíveis aos produtos químicos, sendo que estes podem promover uma irritação na pele. Não devemos usar produtos químicos perto de animais.
Alergia a picada de insetos:
A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) acontece em cachorros que tem hipersensibilidade a saliva das pulgas, podendo também desenvolver alergia a picadas de mosquito, carrapato e outros parasitas.
Infecção fúngica e bacteriana:
A infecção fúngica pode ser por conta das dobrinhas no corpo e se não forem higienizados e secados corretamente após o contato com água. A infecção bacteriana deixa o corpo do animal debilitado, causando lesões. A dermatite mais comum é a piodermite.
Má higiene: A falta de higiene adequada, banhos excessivos ou uso de produtos de limpeza inadequados podem levar a problemas de pele.
O diagnóstico e tratamento da dermatite em cães são realizados por um veterinário. O diagnóstico pode envolver exames físicos, análises de histórico médico e possivelmente exames laboratoriais, como raspados de pele, culturas ou testes de alergia.
O tratamento dependerá da causa subjacente da dermatite. Pode incluir:
-
Medicamentos: Como antibióticos, antifúngicos, anti-histamínicos, corticosteroides ou imunossupressores, dependendo da causa.
-
Medidas de controle ambiental: Tratar infestações de pulgas e carrapatos, controlar alérgenos no ambiente do cão, evitar irritantes, etc.
-
Mudanças na dieta: Para cães com alergias alimentares.
-
Banho terapêutico: Usar xampus e produtos específicos para acalmar a pele.
-
Suplementos nutricionais: Alguns suplementos podem melhorar a saúde da pele e pelagem.
-
Controle de coceira: Pode ser importante para prevenir feridas e infecções secundárias.
Lembrando sempre que somente um veterinário pode diagnosticar corretamente a causa da dermatite em um cão e recomendar o tratamento apropriado. Evite tratar a condição por conta própria, pois isso pode piorar a situação do animal.
?? Aqui na Oberon oferecemos Médico Veterinários capacitados para garantir diagnóstico, tratamento e prevenção.
?? CONTATO: (19) 3392-9804
??ENDEREÇO: Av. Pres. Vargas, 2881 - Vila Vitoria II, Indaiatuba - SP